Nossa História

          Associação Famílias em Solidariedade - AFASO nasceu para viabilizar o Projeto de Solidariedade à Distância implementado pela AFN - Azione per Famiglie Nuove onlus, organização não governamental ligada ao Movimento Famílias Novas, um dos setores do Movimento dos Focolari, nascido na Itália e presente em mais de 180 países.

         

          O Projeto de Solidariedade à Distância foi lançado em 1993 durante a realização do FamilyFest (festival das famílias) que reuniu cerca de 15 mil pessoas de vários continentes em Roma, e tem por objetivo contribuir para que crianças, adolescentes e famílias ao redor do mundo que se encontram em vulnerabilidade social, risco social ou em situação de guerra, cresçam saudáveis no próprio local de origem, mantendo os laços familiares, comunitários, culturais e religiosos.

 

          O Projeto resume-se no fortalecimento de uma verdadeira rede de amor entre colaboradores (padrinhos), entidades e famílias, onde os colaboradores apoiam com recursos financeiros e afetivos, as entidades localizadas em territórios vulneráveis ou em guerra acompanham de perto crianças, adolescentes e famílias estabelecendo uma conexão entre os envolvidos, bem como prestando contas à AFN-nonlus.

faixada
faixada

press to zoom
IMG-20200403-WA0036
IMG-20200403-WA0036

press to zoom
IMG-20200403-WA0038
IMG-20200403-WA0038

press to zoom
faixada
faixada

press to zoom
1/8

          A Afaso, no início de sua História, acompanhava 50 famílias moradoras do bairro Bom Jesus, indicadas pelo Posto de Saúde Avançado da PUCRS no Bairro Bom Jesus,  por meio de visitas domiciliares realizadas por 20 voluntários, membros do Movimento dos Focolores em Porto Alegre.

 

          Em 2006 foi adquirido um terreno e construída uma pequena sede na Vila Nossa Senhora de Fátima/Bom Jesus, onde as famílias eram acolhidas quinzenalmente para receberem orientações e encaminhamentos diversos, além de participarem de rodas de conversa, especialmente sobre educação dos filhos, relacionamento familiar, cidadania, religiosidade, dentre outros temas, bem como para receberem cestas básicas, pois muitas encontravam-se na extrema miséria.

 

          Em 2008 foi construída uma edificação de dois pisos, possibilitando o atendimento direto de 60  crianças e adolescentes, no contraturno escolar, com  oficinas diversas, incluindo formação humana e cidadã.  

          A partir de 2015, a Afaso estabeleceu parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania - FASC de Porto Alegre, viabilizando o atendimento de 24 adolescentes por meio do Trabalho Educativo em duas modalidades:  Informática e Artesanato, voltados para a inserção no mundo do trabalho.

 

          Desde a sua fundação, a Afaso vem acompanhando as famílias cadastradas, por meio de visitas domiciliares, atendimentos individuais e reuniões mensais, contribuindo para a aquisição de valores cívicos e fraternais.   

          Além disso, a Afaso é reconhecida no bairro Bom Jesus pela oferta de cursos de capacitação profissional, ministrados gratuitamente e abertos aos interessados, subsidiados ou não por editais. Os principais cursos foram: Costura, Reaproveitamento de Alimentos, Serralheria, Padaria e Confeitaria e Cuidador de Idosos, sendo que o último se encontra na quarta edição.