top of page

2023 Acontecimentos recentes na Afaso

MARÇO 2023. OFICINA DE PINTURA NO ROSTO

Os adolescentes do Trabalho Educativo, orientados pela educadora Marjana Monticelli, aprenderam técnicas de pintura facial criando lindas maquiagens para trabalhar em festas e eventos. Eles aproveitaram que a Páscoa está chegando para pintar lindos coelhinhos. 

A pintura facial tem o objetivo de fazer com que a criança assuma papéis, desenvolva a imaginação de uma forma lúdica e única.

MARÇO 2023. EDUCANDOS DA AFASO, DELEGADOS NA 12ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL

Três educandos da Afaso foram selecionados para participar como delegados na 12ª conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Porto Alegre. A missão deles foi discutir a garantia dos direitos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia, e o enfrentamento das vulnerabilidades resultantes desse período. O evento que reuniu mais de 900 pessoas foi organizado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio da Secretaria  Municipal de Desenvolvimento Social. Nos orgulhamos desses jovens que atuam com protagonismo e liderança, exercem sua cidadania e representam a comunidade estudantil da Bom Jesus.

IMG-20230320-WA0041.jpg

MARÇO 2023. DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No dia 8 de março, dia Internacional da Mulher, aconteceu a plenária do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na PUCRS. Estiveram presentes 180 representantes de instituições de Porto Alegre e do poder público municipal.

As mulheres foram surpreendidas com o carinho de um cartão confeccionado pelos educandos da AFASO, em homenagem a elas. 

Uma vez ao mês o FMDCA realiza encontros para debater assuntos relativos às políticas de proteção da criança e do adolescente, do qual a dirigente da AFASO, Nilene Nalin faz parte.

MARÇO DE 2023.  VISITA DA UFRGS.

Recebemos a visita da turma da graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A coordnadora do Trabalho Educativo e assistente social da Afaso, Raquel Machado apresentou a entidade e fez uma reflexão sobre o papel do assistente social na Política de Assistência e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O grupo estava acompanhado pela professora Loiva Oliveira e pelo professor Tiago Martinelli.

JANEIRO - FEVEREIRO DE 2023.  PLANO VERÃO.

Janeiro é tempo de calor e de Plano Verão na AFASO, com atividades recreativas ao ar livre, envolvendo muita água, música, dança e criatividade. Conheçam algumas propostas orientadas pelas coordenações pedagógicas e educadores:

Indispensável banho de piscina

Para quem estava em Porto Alegre, no início do ano, o calor foi tórrido com temperaturas entre 32º C e  37.9º C.

Em um clima assim não há nada melhor do que um banho de piscina!

Para providenciar isso envolvemos nossos amigos e colaboradores na busca de soluções e, graças a generosidade deles, passamos ótimos momentos. As crianças, de 6 a 10 anos, ficaram na AFASO usando duas piscinas cedidas e montadas na quadra de esportes. Os maiores, inclusive os adolescentes do Trabalho Educativo, desfrutaram da piscina na sede do Instituto Ecoa.  Durante todo esse período, crianças e adolescentes estavam acompanhados de educadores que também aproveitaram para se refrescar e brincar com os educandos.

Pipoca Gourmet

Com ênfase empreendedorismo, os adolescentes do Trabalho Educativo participaram de uma oficina para criação de pipoca gourmet.  Uma alternativa às pipocas mais simples e tradicionais, elas podem ser incrementadas com chocolate, leite ninho, caramelizada, amendoim... A ideia foi uma atividade que pode gerar renda com ingredientes baratos e execução simples. 

Quem não ama uma pipoca?

Oficina de CupCakes

Cupcakes enfeitados, quentinhos, cheirosos, fofinhos. Os adolescentes colocaram a mão na massa, seguiram os passos orientados pelo educador e saiu tudo perfeito. A massa ficou no ponto, foi para o forno e o aroma se espalhou pela Afaso. A decoração foi a última etapa para logo em seguida ser degustado e aprovado.  Essa foi outra atividade projetada para geração de negócios.

Abertura da Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Os educandos da Afaso e NGOMA fizeram a abertura da Pré-Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Utilizando instrumentos de percussão como tambor, repique, tarol, agogô, congas, timba, e sob a regência do educador Dona Conceição, executaram ritmos da cultura popular.

O encontro foi preparatórios para a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

Após a abertura os educandos se integraram nos grupos de discussão de propostas voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes nas politicas publicas que serão apresentadas, em março.

 

O NHGOMA atua na Afaso desde abril de 2018, promovendo aulas de percussão, brincadeiras, confecção de instrumentos e estudo da cultura afro-brasileira, afro-indígenas e africanas.

Carnaval todo feito por nós

A criançada do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, junto com os adolescentes do Trabalho Educativo se organizaram para a festa de carnaval 2023. Eles se empenharam em tudo, desde a decoração dos ambientes, escolha das fantasias, fizeram make com muito gliter, delineador, pedrarias e adesivos. Também houve escolha e preparação de comidinhas, e drinks, sem álcool, é claro, elaborados com muito capricho. As fantasias estavam lindas e no bailinho não faltou coreografia. Foi Top! Sempre quando termina o carnaval a gente já fica pensando no próximo.

Screenshot_20230326-204005_Instagram.jpg
IMG-20230216-WA0007.jpg

Jogo da Sombra

A brincadeira nos lembra a historia de Peter Pan quando ele tenta recuperar a sua sombra e ela se torna um outro personagem do enredo. A proposta dessa  atividade, além de ser bem divertida, fez com que as crianças conhecessem um pouco mais sobre o próprio corpo ao desenhar, com giz, o seu contorno projetado pela sombra no chão. Na parceria, enquanto um fazia a pose, o colega marcava seu contorno. Foi muito divertido misturar-se, trocar de lugar e tentar associar a silhueta aos seus donos. Eles curtiram e ficaram bem à vontade durante o jogo.

Jogo da Velha Humano

Quem nunca jogou o tradicional  "jogo da velha" no papel? Aqui foi diferente, o tabuleiro era no chão, na quadra de esportes, e os elementos do jogo as crianças. Isso envolveu rolar, rastejar, andar, pular, deslocamento no espaço e combinação de movimentos. Enfim, foi uma atividade que trabalhou diversos aspectos benéficos para o corpo e também para a mente, estimulando o raciocínio rápido, a  definição de estratégias, o planejamento em equipe e a velocidade. A meninada do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos levou a sério o que poderia ser apenas uma brincadeira.

Aula de musicalização

Como não sentir-se bem, em uma sala colorida e confortável, cantando com amigos?

A musicalização é uma grande aliada para estimular o aprendizado, a concentração, a criatividade e a comunicação durante o desenvolvimento da criança. Trata-se de mais uma proposta, do Plano Verão junto às crianças do SCFV, que deu super certo. Bastava ver a concentração e o envolvimento delas durante a aula.

Criação de mandalas

As mandalas têm sua origem na Índia e há uma relação direta entre os desenhos que as compõem e a geometria. Nesta atividade as crianças, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, soltaram a imaginação utilizando  velas coloridas, copos de plástico, água e fósforo para compor as suas mandalas. Antes da criação elas entenderam que cada cor tem um significado. O branco simboliza a pureza, o azul a sabedoria e o vermelho a compaixão.

Aulas de ritmos

Todas as sextas-feiras a descontração tomava conta das aulas de ritmo. Não importava se estivesse calor. O som saia da caixa e pronto.. era irresistível não dançar. Os estilos variavam: fit-dance, hip-hop, funk, axé, samba... As coreografias propostas pelo educador eram seguidas e não importava se alguém errasse, o que interessava era movimentar o corpo e se expressar.

Screenshot_20230322-194502_Instagram.jpg

01 DE JANEIRO DE 2023.  ANO NOVO CHEGANDO.

Concluímos o ano de 2022 com todas as atividades restabelecidas. Para 2023 temos novos planos envolvendo educandos, famílias e comunidade. Ações que são possíveis graças à generosidade de nossos padrinhos, amigos e colaboradores que constroem a AFASO.

bottom of page