top of page
Imagem do WhatsApp de 2023-08-15 à(s) 17.17.52.jpg

PLANO VERÃO

Janeiro é tempo de calor e de Plano Verão na AFASO, com atividades recreativas ao ar livre, envolvendo muita água, música, dança e criatividade. Conheçam algumas propostas orientadas pelas coordenações pedagógicas e educadores:



Indispensável banho de piscina Para quem estava em Porto Alegre, no início do ano, o calor foi tórrido com temperaturas entre 32º C e 37.9º C. Em um clima assim não há nada melhor do que um banho de piscina! Para providenciar isso envolvemos nossos amigos e colaboradores na busca de soluções e, graças a generosidade deles, passamos ótimos momentos. As crianças, de 6 a 10 anos, ficaram na AFASO usando duas piscinas cedidas e montadas na quadra de esportes. Os maiores, inclusive os adolescentes do Trabalho Educativo, desfrutaram da piscina na sede do Instituto Ecoa. Durante todo esse período, crianças e adolescentes estavam acompanhados de educadores que também aproveitaram para se refrescar e brincar com os educandos.

Pipoca Gourmet Com ênfase empreendedorismo, os adolescentes do Trabalho Educativo participaram de uma oficina para criação de pipoca gourmet. Uma alternativa às pipocas mais simples e tradicionais, elas podem ser incrementadas com chocolate, leite ninho, caramelizada, amendoim... A ideia foi uma atividade que pode gerar renda com ingredientes baratos e execução simples. Quem não ama uma pipoca?


Oficina de CupCakes Cupcakes enfeitados, quentinhos, cheirosos, fofinhos. Os adolescentes colocaram a mão na massa, seguiram os passos orientados pelo educador e saiu tudo perfeito. A massa ficou no ponto, foi para o forno e o aroma se espalhou pela Afaso. A decoração foi a última etapa para logo em seguida ser degustado e aprovado. Essa foi outra atividade projetada para geração de negócios.

Abertura da Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Os educandos da Afaso e NGOMA fizeram a abertura da Pré-Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Utilizando instrumentos de percussão como tambor, repique, tarol, agogô, congas, timba, e sob a regência do educador Dona Conceição, executaram ritmos da cultura popular. O encontro foi preparatórios para a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Após a abertura os educandos se integraram nos grupos de discussão de propostas voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes nas politicas publicas que serão apresentadas, em março. O NHGOMA atua na Afaso desde abril de 2018, promovendo aulas de percussão, brincadeiras, confecção de instrumentos e estudo da cultura afro-brasileira, afro-indígenas e africanas.

Carnaval todo feito por nós A criançada do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, junto com os adolescentes do Trabalho Educativo se organizaram para a festa de carnaval 2023. Eles se empenharam em tudo, desde a decoração dos ambientes, escolha das fantasias, fizeram make com muito gliter, delineador, pedrarias e adesivos. Também houve escolha e preparação de comidinhas, e drinks, sem álcool, é claro, elaborados com muito capricho. As fantasias estavam lindas e no bailinho não faltou coreografia. Foi Top! Sempre quando termina o carnaval a gente já fica pensando no próximo.


Jogo da Sombra A brincadeira nos lembra a historia de Peter Pan quando ele tenta recuperar a sua sombra e ela se torna um outro personagem do enredo. A proposta dessa atividade, além de ser bem divertida, fez com que as crianças conhecessem um pouco mais sobre o próprio corpo ao desenhar, com giz, o seu contorno projetado pela sombra no chão. Na parceria, enquanto um fazia a pose, o colega marcava seu contorno. Foi muito divertido misturar-se, trocar de lugar e tentar associar a silhueta aos seus donos. Eles curtiram e ficaram bem à vontade durante o jogo.


Jogo da Velha Humano Quem nunca jogou o tradicional "jogo da velha" no papel? Aqui foi diferente, o tabuleiro era no chão, na quadra de esportes, e os elementos do jogo as crianças. Isso envolveu rolar, rastejar, andar, pular, deslocamento no espaço e combinação de movimentos. Enfim, foi uma atividade que trabalhou diversos aspectos benéficos para o corpo e também para a mente, estimulando o raciocínio rápido, a definição de estratégias, o planejamento em equipe e a velocidade. A meninada do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos levou a sério o que poderia ser apenas uma brincadeira.


Aula de musicalização Como não sentir-se bem, em uma sala colorida e confortável, cantando com amigos? A musicalização é uma grande aliada para estimular o aprendizado, a concentração, a criatividade e a comunicação durante o desenvolvimento da criança. Trata-se de mais uma proposta, do Plano Verão junto às crianças do SCFV, que deu super certo. Bastava ver a concentração e o envolvimento delas durante a aula.


Criação de mandalas As mandalas têm sua origem na Índia e há uma relação direta entre os desenhos que as compõem e a geometria. Nesta atividade as crianças, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, soltaram a imaginação utilizando velas coloridas, copos de plástico, água e fósforo para compor as suas mandalas. Antes da criação elas entenderam que cada cor tem um significado. O branco simboliza a pureza, o azul a sabedoria e o vermelho a compaixão.

Aulas de ritmos Todas as sextas-feiras a descontração tomava conta das aulas de ritmo. Não importava se estivesse calor. O som saia da caixa e pronto.. era irresistível não dançar. Os estilos variavam: fit-dance, hip-hop, funk, axé, samba... As coreografias propostas pelo educador eram seguidas e não importava se alguém errasse, o que interessava era movimentar o corpo e se expressar.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page