
A Afaso adota uma metodologia alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, da Organização das Nações Unidas - ONU e nas diretrizes do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, os quais focam na promoção da igualdade, da inclusão social e da paz. No trabalho diário com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, são oferecidas atividades pedagógicas que incentivam o desenvolvimento humano, tanto social quanto emocionalmente.

Princípios Metodológicos
- Oficinas Lúdico-Pedagógicas: foca em oficinas que contribuem no desenvolvimento da capacidade cognitiva, emocional e social das crianças e adolescentes, as quais incluem atividades ligadas à arte, à música, à informática, ao esporte, ao teatro, e a brincadeiras que favorecem a expressão individual e o trabalho em grupo. Por meio das oficinas lúdico-pedagógicas, visa fortalecer os vínculos familiares e comunitários, bem como a compreensão de uma convivência respeitosa e solidária.
- Apoio Psicossocial e Pedagógico: acompanhamento dos educadores sociais que trabalham diretamente com as crianças e suas famílias, promovendo a resolução de questões emocionais e sociais que impactam o cotidiano dos atendidos.
- Cidadania e Formação Humana: são oferecidas atividades voltadas para a educação humana e cidadã, com foco no fortalecimento de valores como respeito, responsabilidade e convivência comunitária. Essas atividades buscam formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade.
Ferramentas Metodológicas
Balizadas nos princípios norteadores, a Afaso utiliza-se de ferramentas para promover o desenvolvimento integral dos educandos, respeitando suas particularidades e potencialidades. São estas:
-
Oficinas Lúdico-Pedagógicas: diariamente são ofertadas atividades, oficinas e vivências que estimulam a interação e o fortalecimento dos vínculos entre os educandos, as quais são pensadas para reforçar valores como o respeito ao outro, a escuta ativa e o espírito colaborativo. Objetiva também estimular o aprendizado cognitivo, artístico e outras habilidades e potencialidades.
-
Arco-íris: inspirado nos escritos de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, o Arco-Íris representa sete aspectos essenciais da vida humana. Cada cor do arco-íris é associada a um valor ou aprendizado, e as salas da Afaso são pintadas conforme essas cores, auxiliando as crianças e adolescentes na construção de uma percepção mais profunda sobre si mesmos e sobre o mundo à sua volta. Além de ser um ponto de orientação no espaço físico, a simbologia do Arco-Íris reforça a importância da diversidade e do respeito mútuo.


-
Empatia: utilizando da compreensão e vivência da chamada Regra de Ouro “Faça ao outro o que gostaria que fizesse a ti”, todos os envolvidos na Afaso são estimulados a se colocar no lugar do outro e replicar esta prática na família e na sociedade.
-
Dado da Paz: é uma ferramenta pedagógica que promove a vivência da Arte de Amar lançado por Chiara Lubich, presidente do Movimento dos Focolares. Com seis faces, o Dado da Paz auxilia na compreensão do perdão, da escuta atenta e do amor incondicional para com o outro. Nas oficinas, os educandos são desafiados a vivenciar essas atitudes no seu cotidiano, em qualquer situação, seja na Afaso, seja no convívio com suas famílias e comunidade. A figura que segue mostra como é estruturado o Dado e, após, estão descritos o significado de cada uma de suas faces.

-
1º Ser o primeiro a amar: exercitar a capacidade de ir além das nossas ideias e de nossas impressões superficiais, coragem de romper com o individualismo e se abrir ao outro;
-
2º Amar a todos: sem distinção, desenvolvimento da capacidade de amar, indistintamente, com o coração e livre, independentemente da raça, cor, condição social, sexo, gênero, credo ou escolaridade;
-
3º Amar o outro: como um reflexo de sim. Quando se ama, desperta no outro o desejo de também retribuir este amor. Toda ação causa uma reação, positiva ou negativa, sendo assim, quando se ama o outro, abre-se a possibilidade de que este passe também a amar, a si e ao próximo;
-
4º Escutar o outro: com atenção e empatia. A compreensão da necessidade da escuta atenta e paciência, no intuito de que o outro possa revelar seus desejos, aspirações, bem como suas tristezas ou necessidades;
O significado de cada lado do Dado da Paz:
-
5º Perdoar uns aos outros: Perdoar e praticar a reconciliação é o exercício de reconhecer que alguém errou com você, mas ver em cada pessoa um ser semelhante e, portanto, digno de respeito, amor, direitos, sem exclusão ou exploração. E se colocar no lugar da busca pelo seu próprio perdão;
-
6º Amar uns aos outros: Amar a diversidade e o diferente, significa amar apesar de ser, pensar ou agir de forma diferente do que se pensa.
-
Círculos da Paz: Baseado nas práticas restaurativas de povos indígenas e descritas pelas autoras norte-americanas PRANIS; WAUTSON (2011), o Círculo da Paz é uma metodologia que fomenta a criação de espaços seguros e respeitosos para o diálogo. Através da prática de escuta ativa e da liderança compartilhada, os educandos aprendem a expressar suas emoções, a respeitar as diferenças e a colaborar na construção de relacionamentos saudáveis e na resolução de conflitos de forma coletiva.
A figura a seguir mostra a dinâmica do Círculo da Paz:
O processo circular é realizado em grupo, com regras de passos definidos, sendo os principais:
-
Uso do objeto da palavra: através dessa ferramenta se regulamenta o diálogo, autorizando o participante a falar. Os demais que não possuem o objeto têm o poder da escuta;
-
Discussão explícita de valores antes de discutir os problemas;
-
As diretrizes são criadas pelo grupo, as quais são relembradas em cada encontro, sendo algumas: sigilo, respeito com cada participante, construção coletiva das soluções;
-
No início e final de cada encontro é apresentado um tema gerador, para facilitar a reflexão;
-
O espaço é organizado previamente, sendo que as cadeiras são colocadas em formato de círculo;
-
Conta com a presença de dois facilitadores por Círculo, para garantir a coesão e manejo dos grupos, os quais também serão participantes do processo reflexivo, expondo suas fragilidades e conquistas.
Os Círculos trabalham sentimentos, dores e aflições, de forma contínua, centrada e coordenada, possibilitando que cada indivíduo consiga se perceber enquanto a gente de formação e construção, reconhecendo suas fragilidades e potencialidades, usando essa ferramenta para lidar com seus problemas.
Impacto Esperado
A metodologia adotada pela Afaso tem por objetivo transformar a realidade das crianças e adolescentes atendidos, promovendo uma mudança de mentalidade que se reflete em atitudes mais solidárias, responsáveis e respeitosas. O trabalho contínuo com as ferramentas centradas na educação emocional, busca-se o desenvolvimento de pessoas mais hábeis na resolução de conflitos e mais preparados para enfrentar os desafios da vida cotidiana.
LINKS IMPORTANTES:
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (objetivos do milênio)
Proteção, direito e acolhimento - SUAS
