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    A Afaso adota uma metodologia alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, da Organização das Nações Unidas - ONU e nas diretrizes do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, os quais focam na promoção da igualdade, da inclusão social e da paz. No trabalho diário com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, são oferecidas atividades pedagógicas que incentivam o desenvolvimento humano, tanto social quanto emocionalmente.

Educandos Pequenos 2

Princípios Metodológicos

  • Oficinas Lúdico-Pedagógicas: foca em oficinas que contribuem no desenvolvimento da capacidade cognitiva, emocional e social das crianças e adolescentes, as quais incluem atividades ligadas à arte, à música, à informática, ao esporte, ao teatro, e a brincadeiras que favorecem a expressão individual e o trabalho em grupo. Por meio das oficinas lúdico-pedagógicas, visa fortalecer os vínculos familiares e comunitários, bem como a compreensão de uma convivência respeitosa e solidária.

  • Apoio Psicossocial e Pedagógico: acompanhamento dos educadores sociais que trabalham diretamente com as crianças e suas famílias, promovendo a resolução de questões emocionais e sociais que impactam o cotidiano dos atendidos.

  • Cidadania e Formação Humana: são oferecidas atividades voltadas para a educação humana e cidadã, com foco no fortalecimento de valores como respeito, responsabilidade e convivência comunitária. Essas atividades buscam formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade.

Ferramentas Metodológicas

         Balizadas nos princípios norteadores, a Afaso utiliza-se de ferramentas para promover o desenvolvimento integral dos educandos, respeitando suas particularidades e potencialidades. São estas:  

  • Oficinas Lúdico-Pedagógicas: diariamente são ofertadas atividades, oficinas e vivências que estimulam a interação e o fortalecimento dos vínculos entre os educandos, as quais são pensadas para reforçar valores como o respeito ao outro, a escuta ativa e o espírito colaborativo. Objetiva também estimular o aprendizado cognitivo, artístico e outras habilidades e potencialidades.

  • Arco-íris:  inspirado nos escritos de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, o Arco-Íris representa sete aspectos essenciais da vida humana. Cada cor do arco-íris é associada a um valor ou aprendizado, e as salas da Afaso são pintadas conforme essas cores, auxiliando as crianças e adolescentes na construção de uma percepção mais profunda sobre si mesmos e sobre o mundo à sua volta. Além de ser um ponto de orientação no espaço físico, a simbologia do Arco-Íris reforça a importância da diversidade e do respeito mútuo.

SCFV teatro
arco.png
  • Empatia: utilizando da compreensão e vivência da chamada Regra de Ouro “Faça ao outro o que gostaria que fizesse a ti”, todos os envolvidos na Afaso são estimulados a se colocar no lugar do outro e replicar esta prática na família e na sociedade.  

  • Dado da Paz: é uma ferramenta pedagógica que promove a vivência da Arte de Amar lançado por Chiara Lubich, presidente do Movimento dos Focolares. Com seis faces, o Dado da Paz auxilia na compreensão do perdão, da escuta atenta e do amor incondicional para com o outro. Nas oficinas, os educandos são desafiados a vivenciar essas atitudes no seu cotidiano, em qualquer situação, seja na Afaso, seja no convívio com suas famílias e comunidade. A figura que segue mostra como é estruturado o Dado e, após, estão descritos o significado de cada uma de suas faces.  

dado.png

 

  • 1º Ser o primeiro a amar: exercitar a capacidade de ir além das nossas ideias e de nossas impressões superficiais, coragem de romper com o individualismo e se abrir ao outro;

  • 2º Amar a todos: sem distinção, desenvolvimento da capacidade de amar, indistintamente, com o coração e livre, independentemente da raça, cor, condição social, sexo, gênero, credo ou escolaridade;

  • 3º Amar o outro: como um reflexo de sim. Quando se ama, desperta no outro o desejo de também retribuir este amor. Toda ação causa uma reação, positiva ou negativa, sendo assim, quando se ama o outro, abre-se a possibilidade de que este passe também a amar, a si e ao próximo;  

  • 4º Escutar o outro: com atenção e empatia. A compreensão da necessidade da escuta atenta e paciência, no intuito de que o outro possa revelar seus desejos, aspirações, bem como suas tristezas ou necessidades;

O significado de cada lado do Dado da Paz:

  •  5º Perdoar uns aos outros:  Perdoar e praticar a reconciliação é o exercício de reconhecer que alguém errou com você, mas ver em cada pessoa um ser semelhante e, portanto, digno de respeito, amor, direitos, sem exclusão ou exploração. E se colocar no lugar da busca pelo seu próprio perdão;  

  • 6º Amar uns aos outros: Amar a diversidade e o diferente, significa amar apesar de ser, pensar ou agir de forma diferente do que se pensa.

  • ​Círculos da Paz: Baseado nas práticas restaurativas de povos indígenas e descritas pelas autoras norte-americanas PRANIS; WAUTSON (2011), o Círculo da Paz é uma metodologia que fomenta a criação de espaços seguros e respeitosos para o diálogo. Através da prática de escuta ativa e da liderança compartilhada, os educandos aprendem a expressar suas emoções, a respeitar as diferenças e a colaborar na construção de relacionamentos saudáveis e na resolução de conflitos de forma coletiva.

A figura a seguir mostra a dinâmica do Círculo da Paz:  

O processo circular é realizado em grupo, com regras de passos definidos, sendo os principais:

  • Uso do objeto da palavra:  através dessa ferramenta se regulamenta o diálogo, autorizando o participante a falar. Os demais que não possuem o objeto têm o poder da escuta;

  • Discussão explícita de valores antes de discutir os problemas;

  • As diretrizes são criadas pelo grupo, as quais são relembradas em cada encontro, sendo algumas: sigilo, respeito com cada participante, construção coletiva das soluções;

  • No início e final de cada encontro é apresentado um tema gerador, para facilitar a reflexão;

  • O espaço é organizado previamente, sendo que as cadeiras são colocadas em formato de círculo;

  • Conta com a presença de dois facilitadores por Círculo, para garantir a coesão e manejo dos grupos, os quais também serão participantes do processo reflexivo, expondo suas fragilidades e conquistas.

Os Círculos trabalham sentimentos, dores e aflições, de forma contínua, centrada e coordenada, possibilitando que cada indivíduo consiga se perceber enquanto a gente de formação e construção, reconhecendo suas fragilidades e potencialidades, usando essa ferramenta para lidar com seus problemas.

Impacto Esperado

    A metodologia adotada pela Afaso tem por objetivo transformar a realidade das crianças e adolescentes atendidos, promovendo uma mudança de mentalidade que se reflete em atitudes mais solidárias, responsáveis e respeitosas. O trabalho contínuo com as ferramentas centradas na educação emocional, busca-se o desenvolvimento de pessoas mais hábeis na resolução de conflitos e mais preparados para enfrentar os desafios da vida cotidiana.

LINKS IMPORTANTES:

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (objetivos do milênio)

Proteção, direito e acolhimento - SUAS

Regra de Ouro

Arco-iris

Dado da Paz

circulo.png
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