top of page

2022 Acontecimentos recentes na Afaso

17 E 22 DE DEZEMBRO DE 2022.  NOSSA FESTA DE NATAL

O Natal na Afaso teve dois momentos especiais. No dia 17 de dezembro reunimos as famílias e no dia 22 entregamos os presentes às crianças e aos adolescentes. Às famílias apresentamos vários momentos construídos durante o ano com os educadores: danças e coreografias criadas pelos grupos, música composta pelas crianças, cuja letra expressava muitas percepções e sentimentos em relação à AFASO, apresentação de movimentos de ginástica rítmica e resultados dos estudos de percussão com o NGOMA. Os educandos executaram maracatu, samba, samba de breque, samba funk, e outros ritmos brasileiros. Houve muita integração entre os presentes e os educandos puderam exibir um pouco do processo criativo que aconteceu em 2022. A Grande Família esteve animando a festa e como sempre provocou risos abordando, com muito humor e irreverência, assuntos que relacionados ao cotidiano de todos. 

No mês de novembro as crianças e adolescentes escreveram uma cartinha pedindo o que gostariam de ganhar. Essas cartinhas fizeram parte da campanha Cartinha de Natal. Cada pessoa que aderiu à proposta, tornou-se Padrinho ou Madrinha, realizando o sonho de Natal de seus afilhados. 

Agradecemos a todas as pessoas que se envolveram e colaboraram para a realização dessa linda festa.

NATALC.jpg
20221217_132011.jpg
natal 2022b.jpg
natal 2022.jpg

13 DE DEZEMBRO DE 2022.  DIÁLOGOS SOBRE CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia da Consciência Negra, assim como todo o mês de novembro, marca a importância das discussões e ações para combater o racismo no país.  Os educadores Nalu Faria e Mauricio Alves encerraram as atividades relacionadas ao fortalecimento e ampliação desses diálogos, propondo aos educandos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos a confecção de máscaras africanas, explicando a importância da simbologia das máscaras na religião, comunicação, cultura e homenagem a seus ancestrais.

"Apesar dos 134 anos da lei que deu fim à escravidão, o racismo continua presente nas estruturas sociais e institucionais, e é manifestado pela falta de oportunidades para pessoas negras, Precisamos desconstruir o papel de subalternidade que sempre foi atribuído à população preta. Nossa abordagem pedagógica nessa atividade com as crianças tem o objetivo de combater o racismo e as discriminações, promover uma educação positiva nas relações étnicas e raciais", comentam os educadores Nalu e Maurício.

As máscaras ficarão expostas na AFASO para mostrar o resultado desses diálogos.

IMG-20221210-WA0050.jpg
IMG-20221210-WA0049.jpg

12 DE DEZEMBRO DE 2022.  O GRUPO OS TEATRAIS SEGUE SE APRESENTANDO E FAZENDO AMIGOS

Os Teatrais, cumprindo sua agenda de apresentações da peça O Colar,  chegaram aos prédios históricos do centro histórico de Porto Alegre,  ao Colégio Estadual Paula Soares, fundado em 1927, onde foram muito bem recebidos.

As  educadoras Nalu Faria e Andressa Corrêa contam que as atividades do teatro estão inseridas dentro do Projeto Comunidade Viva, e em 2023 novos espetáculos serão agendados. Elas percebem que a cada show, os alunos aprimoram suas técnicas e desempenho, pois estão melhorando a capacidade de atenção e concentração, além da oralidade. 

O teatro de sombras é uma linguagem do teatro de animação de origem asiática e com tradição milenar. Indícios apontam sua criação na China ou Índia, aproximadamente 3.500 a.C. A técnica consiste em contar histórias e de entreter utilizando bonecos de sombra.

09 DE DEZEMBRO DE 2022.  ENCERRAMENTO DO CURSO PARA FORMAÇÃO DE GARÇOM E GARÇONETE

O curso livre para qualificação profissional de garçons e garçonetes iniciou em outubro, em parceria com o Instituto Ecoa e apoio da vereadora Bruna Rodrigues. Nas 60 horas de qualificação profissional, os alunos desenvolveram as seguintes competências: as principais funções do garçom, apresentação pessoal, postura profissional, comunicação, os cuidados e a organização do restaurante, como receber, acomodar e servir os clientes, serviço de bebidas, como lidar com reclamações, finalização dos serviços, higiene pessoal, segurança no local de trabalho e responsabilidade ambiental.

O curso é destinado a pessoas que queiram se qualificar na área de serviços para restaurantes e hotelaria,

e têm base legal constituída pelo Decreto Presidencial nº 5.154. Nossa metodologia segue as normas do MEC através da Resolução CNE nº 04/99. 

20221209_121040.jpg
20221209_115522.jpg
20221209_120814.jpg
20221209_120950.jpg

08 DE DEZEMBRO DE 2022.  VISITA DOS RESPONSÁVEIS DO MOVIMENTO DOS FOCOLARES NO BRASIL.

Recebemos uma visita muito especial,  de Márvia e Aurélio, responsáveis pelo Movimento dos Focolares no Brasil, e Fátima, integrante do Centro Nacional. Os focolarinos conheceram as crianças e adolescentes, conversaram com os educadores, e ficaram sabendo dos últimos projetos e intenções para os próximos anos. A AFASO atua na comunidade da Bom Jesus desde o ano de 1994. São 28 anos de história, vivências e trocas permeadas pela ação dos Focolarinos no Brasil. Esperamos revê-los logo.

aurelio e marvi2.jpg
aurelio e marvi3.jpg
aurelio e marvi.jpg

06 DE DEZEMBRO DE 2022.  AFASO ADERE À ENERGIA SOLAR.

De olho nas questões ambientais e na redução dos custos com energia, foram instalados 13 metros de placas fotovoltaicas, que irão gerar 80% de redução dos custos de energia elétrica. A  empresa DOLARI Energia Solar, de Carlos Barbosa - RS foi a responsável pela instalação, sob supervisão do engenheiro elétrico, Fernando Rossi.

"Estamos preocupados com os problemas relacionados ao meio ambiente e recursos não renováveis. Não podemos apenas consumir. Por isso investir em energia limpa e cuidar da nossa casa comum", comenta Nilene Nalim, dirigente da Afaso.

A energia solar possui diversas vantagens: ambientalmente por ser uma fonte de energia renovável, não poluir, além de ter vida útil de aproximadamente 25 anos. Economicamente por reduzir a conta de luz em 90%, trazendo o retorno do investimento em 5 anos e possuir necessidade mínima de manutenção.

IMG-20221206-WA0024.jpg

01 DE DEZEMBRO DE 2022.  OFICINA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM O SICREDI.

É essencial planejar e saber lidar com o dinheiro da melhor forma para trazer equilíbrio às finanças pessoais. Assim estaremos sempre preparado para enfrentar imprevistos e realizar nossos sonhos. O planejamento financeiro é a base para tomar decisões sobre assuntos como consumo, poupança, investimento, entre outros, o que permite controlar nossos recursos financeiros e saber quando é o momento ideal para gastar ou para economizar.

Este é parte do conteúdo da aula de Educação Financeira que a equipe do Sicredi ministrou para os adolescentes do Trabalho Educativo. As aulas fazem parte do programa criado e está sendo implementado aproveitando todo o conhecimento e experiência dos profissionais da instituição sobre o tema. Por meio de uma metodologia própria, a iniciativa fornece subsídio para nortear a realização de ações de educação financeira

IMG-20221208-WA0045.jpg
IMG-20221208-WA0052.jpg

21 DE NOVEMBRO DE 2022.  LANÇAMENTO DA CAMPANHA CARTINHA DE NATAL.

Tornar sonhos realidade. Assim pode ser definida a campanha Cartinha de Natal, quando os educandos escrevem uma carta dizendo quais seus desejos como presente de Natal. As  cartinhas ficam disponíveis às pessoas que quiserem colaborar e dessa forma se tornam padrinhos e madrinhas. Todos os anos há um grande envolvimento de amigos, colaboradores, parceiros que participam e proporcionam alegria e realização para as 120 crianças e adolescentes ligadas à AFASO. Os presentes são entregues na festa de Natal e tudo fica mais emocionante quando os padrinhos e madrinhas vão, pessoalmente, entregar aos seus afilhados.

Screenshot_20221223-104341_Instagram.jpg

16 DE NOVEMBRO DE 2022. PARTICIPAÇÃO DA AFASO NA LIVE DO FUNDO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO BANCO SICREDI.

A educadora Marjana Monticelli participou da Live do Banco Sicredi, apresentando o Projeto AFASOCAST, beneficiado pelo Fundo de Desenvolvimento Social. Ela nos contou que a ideia do  projeto nasceu durante a pandemia do Covid-19 enquanto os educadores trabalhavam de forma on-line. Naquele momento surgiu a necessidade de passar para os adolescentes do Trabalho Educativo conteúdos como: Ingresso no mercado de trabalho, cidadania, educação civil, educação financeira, entre outros. As abordagens aconteceram por meio de conversas e troca de experiências. Para isso, houve a mobilização de muitos educadores sociais, que se comprometeram com o conteúdo explorado a cada edição do projeto.

A verba recebida pelo Fundo de Desenvolvimento Social foi fundamental para qualificar o PODCAST, com a compra de gravador adequado, microfone de mesa, microfones de lapela, iluminação, possibilitando a profissionalizando as produções.

O Fundo de Desenvolvimento Social da Sicredi União Metropolitana RS tem como objetivo apoiar ações de interesse coletivo e em prol do desenvolvimento da sociedade, na área de ação da Cooperativa.

Os recursos do Fundo de Desenvolvimento Social são destinados para projetos como o AFASOCAST,  pois caracteriza Projetos Educacionais: projetos voltados a melhoria de processos educativos e de formação humana, tais como: formação, conservação e ampliação de bibliotecas, melhorias de estruturas de entidades voltadas a educação.

Para conhecer os episódios do AFASOCAST acesse o canal da AFASO no Yoube.

Fundo desenvolvimento social1_edited.jpg
Fundo desenvolvimento social1_edited.jpg
Fundo desenvolvimento social2_edited.jpg
Fundo desenvolvimento social3_edited.jpg
Fundo desenvolvimento social4_edited.jpg

8 DE NOVEMBRO DE 2022. GRUPO OS TEATRAIS, TEATRO DE SOMBRAS.

O grupo os Teatrais tem levado sua peça O COLAR a entidades dentro e fora da comunidade Bom Jesus, entre elas a Casa do Idoso Nossa Senhora de Fátima, Centro de Referência e Assistência Social Leste, integrando a programação da 1ª Edição da Semana Cultural da Consciência Negra, e Escola Caminho do Meio, em Viamão. A Escola Caminho do Meio está situada dentro de um centro de estudos Budista Bodisatva, um lindo lugar que abriga um templo.

Essas atividades estão inseridas dentro do Projeto Comunidade Viva, que acolheu, desde abril deste ano,crianças e adolescentes com idade entre 11 e 15 anos. Deles nasceu a peça O COLAR, produzido para teatro de sombras.

O Projeto Comunidade Viva teve apoio da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho, com apoio do CECBJ e CRJ.

IMG-20221108-WA0009.jpg
IMG-20221125-WA0022.jpg

OUTUBRO DE 2022. PROJETO SER CRIANÇA.

O mês inteiro de atividades visando o desenvolvimento social e educacional dos educandos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Passeios, festas, brincadeiras, visitas orientadas que procuram estimular o aprendizado de forma espontânea, respeitando o tempo e ritmo da criança. "Para um projeto como esse ter sucesso, são necessários planejamento, monitoramento e envolvimento de todos os educadores.  O aprendizado baseia-se em brincadeiras que estimulam a socialização, a troca de experiências e o companheirismo", comenta Priscila Viana, coordenadora do SCFV.

Nas fotos o encerramento do projeto: Uma tarde de brincadeiras no BarraCadabra, espaço de lazer do BarraShoppingSul, onde as crianças se divertiram com brinquedos inovadores numa área com mais de 2.500 metros quadrados. No final do dia, um sorvetinho para repor as anergias.

IMG-20221117-WA0023.jpg
IMG-20221117-WA0033.jpg

28 DE OUTUBRO DE 2022. CURSO LIVRE PARA FORMAÇÃO DE GARÇOM E GARÇONETE.

Afaso e Instituto Ecoa iniciaram o curso Livre para Formação de Garçom e Garçonete, de olho no mercado de trabalho, especificamento no ramo da hotelaria, que é um dos mais abrangentes no Brasil e conta com uma grande diversidade de profissionais relacionados desta área, entre eles, garçons e garçonetes.

A qualificação é fator determinante na escolha e contratação de um profissional e o mercado, em qualquer área, tem buscado profissionais capacitados, treinados e com boas técnicas no serviço, apresentando domínio na função. 

A proposta com este curso de capacitação é criar novas oportunidades de formação direcionadas aos jovens e adolescentes em vulnerabilidade social, preparando-os e habilitando-os para atuação no segmento de restaurantes, bares, cafés, hotelaria, turismo, e cargos relacionados.

Os cursos livres têm como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e PORTARIA Nº 008, de 25/06/2002 publicado no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27.06.2002. O Curso livre é uma modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.

garçomgarçonete.png
IMG-20221028-WA0068.jpg
Screenshot_20221122-170324_Instagram.jpg

27 DE OUTUBRO DE 2022. MOSTRA MUNICIPAL DO TRABALHO EDUCATIVO 2022.

Nossos adolescentes participaram da Mostra Municipal do Trabalho Educativo 2022, que aconteceu no Centro Poliesportivo CETE. Eles apresentaram os materiais produzidos durante o ano pelo grupo do artesanato. O evento promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA e Fórum Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, reuniu mais de 600 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 18 anos incompletos. 

A mostra com exposições culinárias e artísticas, apresentações de luta e dança possibilitou a integração através de exibição dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas.

No total 24 OSCs (Organização da Sociedade Civil) de diferentes regiões de Porto Alegre expuseram seus trabalhos.

IMG-20221027-WA0027.jpg
IMG-20221027-WA0026.jpg

24 DE OUTUBRO DE 2022. O COLAR, PELO GRUPO "OS TEATRAIS".

Encerramento da turma de Teatro e Contação de Histórias que desde abril trabalhou jogos dramáticos teatrais, sensibilização, técnicas de contação de histórias, ações corporais, interpretação, dramaturgia... 

As atividades inseridas dentro do Projeto Comunidade Viva acolheu crianças e adolescentes com idade entre 11 e 15 anos. Deles nasceu o grupo Os Teatrais, que apresentou a peça O Colar, produzido para Teatro de sombras.

Inicialmente exibido às famílias e amigos, o grupo Os Teatrais já tem novos espetáculos agendados em outras entidades da Bom Jesus. 

“Teatro não é só atuar, nós queremos a formação de sujeitos comprometidos com a paz e a solidariedade, primeiro entre nós, depois entre todos que convivemos, conhecidos ou não”, comenta a coordenadora do grupo, Nalu Faria. 

O Projeto Comunidade Viva teve apoio da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e apoio do CECBJ e CRJ.

12 DE OUTUBRO DE 2022. DIA DAS CRIANÇAS E DE NOSSA SENHORA APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL

Doze de outubro é muito especial e esperado, pois é o dia de nossas crianças. Porém apenas um dia não é suficiente para comemorar, então resolvemos festejar o mês inteiro com brincadeiras, atividades orientadas, passeios, comidinhas deliciosas e muita conversa importante com os educadores, pois esta data celebra os direitos das crianças e adolescentes. É importante termos a consciência, os pais e familiares, em especial, sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida. A infância é uma etapa marcante e fundamental no desenvolvimento dos seres humanos. É quando vivenciamos nossos primeiros passos, nossa socialização dentro e fora do núcleo familiar, contato com meio escolar e primeiros projetos de vida.

Além disso, comemoramos no dia 12 a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Em outubro de 1717, pescadores encontraram a imagem de uma Santa no Rio Paraíba do Sul. Após a aparição da Santa, houve uma intensa multiplicação de peixes, fato considerado um milagre. A Santa recebeu o nome de Nossa Senhora Aparecida e ganhou uma capela, que passou a atrair fiéis e deu origem à cidade de Aparecida - SP, que recebe viajantes em busca da verdadeira imagem da Santa.

dia das crianças.png
20221019_132526.jpg
20221019_142314.jpg

07 DE OUTUBRO DE 2022. MODA & ARTE EM GRAMADO

O grupo do curso Moda & Arte visitou o Museu de Moda em Gramado. A intenção foi conhecer a exposição que é uma viagem no tempo da moda, que conta 4000 de história do vestuário feminino. Depois da visita foi a hora do passeio pelos pontos turísticos da cidade.

O curso Moda & Arte começou em março de 2022, destinado a jovens e adultos interessados em ingressar no universo da moda, aprendendo técnicas de criação, arte, confecção de produtos do vestuário. A formação é patrocinada pelo Instituto Lojas Renner, coordenada pela artista visual Marcia Rosa.

IMG-20221006-WA0098.jpg
IMG-20221006-WA0032.jpg
IMG-20221006-WA0100.jpg

06 DE OUTUBRO DE 2022. O QUE NOSSAS ESCOLHAS GERAM?

Atividade com o educador Mauricio Alves e os adolescentes do Trabalho Educativo estimula os educandos, através da troca de experiências, do diálogo e do exercício lúdico, a fazerem suas escolhas com autoconfiança, buscando o melhor para si e para os outros. Nossas escolhas ou omissões podem impactar nossas vidas e de nosso país.

IMG-20221005-WA0057.jpg
IMG-20221005-WA0054.jpg
IMG-20221005-WA0065.jpg

04 DE OUTUBRO DE 2022. CAMPANHA BONJA VIVA CONTRA A FOME

Nova edição da campanha Bonja Viva contra a Fome distribuiu novos cartões alimentação às famílias cadastradas na Afaso.

Iniciado em junho de 2021, a campanha,  é uma mobilização coletiva entre NOVE instituições e iniciativas sociais da comunidade Bom Jesus, que tem por objetivo arrecadar recursos para a compra de cartões alimentação, onde todo o valor captado é dobrado pelos parceiros Instituto Lojas Renner e Lojas Renner S.A. 

Na primeira edição, durante a pandemia do Covid-19, as doações foram feitas por 376 apoiadores e distribuídas entre as 9 iniciativas sociais do bairro Bom Jesus, entre elas, a Afaso.

O valor arrecadado foi de R$ 46.328,00. O Instituto Renner dobrou esse valor e o montante passou a R$ 92.656,00.

IMG-20220927-WA0017.jpg
IMG-20220927-WA0016.jpg

02 DE OUTUBRO DE 2022. O QUE QUEREMOS NAS ELEIÇÕES 2022.

Durante o ano foi abordado, em diferentes atividades, a importância das eleições 2022. Escolher bem nossos governadores, senadores e deputados é o início de uma transformação. As desigualdades sociais têm causas profundas e variadas, mas uma delas são as decisões tomadas pelos governantes e legisladores. Muitas decisões estão nas mãos dos políticos, cabe a nós eleger pessoas comprometidas com investimentos públicos, com o combate à desigualdade social, ao racismo, à violência, ao preconceito, que não privilegie grupos.

Nossas reflexões giraram em torno de reconhecer e escolher, entre os candidatos, pessoas que invistam no bem comum, na educação de todos, que seja transparente com as contas públicas, que favoreça a fiscalização e que colabore com a cultura da paz.

Reflexões que não se limitam ao ano de eleições, mas permeiam cada atividade realizada na Afaso.

29 DE SETEMBRO DE 2022. ENCERRAMENTO DO 1º MÓDULO DO CURSO DE TEATRO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.

No final do mês aconteceu a conclusão do primeiro módulo do curso de Teatro e Contação de Histórias,  patrocinado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, com apoio do Centro Esportivo e Cultural Bom Jesus CRJ. Participaram crianças de 8 a 9 anos.

As aulas começaram em abril e nesse período as turmas produziram 4 esquetes, ou seja, peças de curta duração, geralmente de caráter cômico. Cada esquete teve cerca de 10 minutos de duração e exigiu das crianças forte capacidade de improvisação. Para isso foram usados bonecos criados pelas crianças e educadores, personagens como o Bebe ET, O Susto, Irmãs Pink e Arco iris, Sr. Cabeça, Happy e Ana  e outros que se envolveram em temas divertidos que ressaltavam a amizade e o companheirismo.

O Projeto é  coordenado pela artista e bailarina Nalu Faria em colaboração do Educador Social Maurício Alves.

O próximo módulo será de outubro a dezembro para a comunidade com idade de 8 a 17 anos. Os grupos serão divididos por idade e os encontros acontecerão na Afaso e CECBJ e CRJ, nos 2 turnos

20220929_151831.jpg
20220929_140247.jpg
20220929_151416.jpg

26 DE SETEMBRO DE 2022. ATENTOS AO MEIO AMBIENTE.

Somos grandes produtores de lixo: plástico, papel, lata, vidro, alimentos, tecidos, metal, líquidos, óleos, baterias... Qual o destino certo para cada um desses produtos? A atividade: Vamos reciclar, pessoal? com o educador Danilo Lopes orienta e estimula as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos a colocar cada tipo de lixo no lugar que ele poderá ser transformado. Primeiro foi ensinado como selecionar o lixo e onde deve ser depositado. Os resíduos podem ser separados em 5 grupos: papel, vidro, plástico, metal e aço e restos de comida, e outros como óleo, brinquedos, pilhas, etc. Após as orientações, os educandos se comprometeram a repetir as orientações em casa, na escola, na rua, a fim de cuidar na nossa casa comum.

IMG-20220922-WA0025.jpg
IMG-20220922-WA0023.jpg
IMG-20220922-WA0031.jpg
IMG-20220922-WA0026.jpg

24 DE SETEMBRO DE 2022. FORMATURA DO CURSO DE FORMAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO.

Sábado de formatura na Afaso. Quatorze adolescentes receberam o certificado de conclusão do Curso de Formação para o Mercado de Trabalho. A formação consiste em proporcionar aos educandos do TE, o primeiro contato com o mundo do trabalho. Os conteúdos abordaram temas como: relacionamento interpessoal, pontualidade, responsabilidades, comportamentos adequados, elaboração de currículos, preparação para processos seletivos, entre outros.

O objetivo, segundo o educador, Claudir Olmes, que ministrou o curso, é prepará-los para os primeiros passos profissionais. Assim terão autoconfiança por terem conhecimento prévio dos processos que enfrentarão: "O jovem deve considerar as áreas de conhecimento pelas quais tem afinidade e interesse, levantar informações sobre o mercado de trabalho para esta profissão, como oferta de oportunidades, competências exigidas, remuneração".

As famílias foram homenageadas pelos formandos, num momento de orgulho, gratidão e bastante emoção.

Logo em seguida aconteceu a despedida de Claudir Olmes que encerrou as atividades na Afaso,  após 5 anos como educador social na entidade.

A animação esteve por conta da Grande Família da Afaso que sempre movimenta o ambiente, e da trilha musical da educadora Jordana Henriques.

O fechamento foi com apresentação do grupo de dança do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, orientado pela da educadora Louise Lucena, logo em seguida um coquetel de confraternização.

20220924_115708.jpg
IMG-20220924-WA0086.jpg
IMG-20220924-WA0082.jpg
IMG-20220924-WA0068.jpg

21 DE SETEMBRO DE 2022. COMEMORAÇÃO DO 20 DE SETEMBRO.

Meninada do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos encerrou a Semana Farroupilha com uma mateada. Como não poderia faltar, música tradicionalista, amigos compartilhando histórias e comidinhas típicas para acompanhar o chimarrão.

Esses são ingredientes que fazem parte de uma tradição, reforçam a amizade e mantêm vivo o espírito gaúcho.

A Semana Farroupilha é uma festa popular tradicional do Rio Grande do Sul que homenageia e celebra a Revolução Farroupilha, a Guerra dos Farrapos, que começou em 20 de setembro de 1835 e durou dez anos.

IMG-20220921-WA0091.jpg
IMG-20220921-WA0101.jpg
IMG-20220921-WA0090.jpg
IMG-20220921-WA0102.jpg

19 DE SETEMBRO DE 2022. COMEMORAÇÃO DO 20 DE SETEMBRO.

Afaso esteve presente no acampamento Farroupilha. Fomos acolhidos pelo Piquete Tio Flor com chimarrão, música gaudéria, muitas brincadeiras e churrasco, é claro! Os educadores, crianças e adolescentes tiveram contato com a cultura do Rio Grande do Sul, as origens da tradição gaúcha, além de brincar, dançar, enfim... aproveitaram as atrações no Parque Mauricio Sirotsky Sobrinho, também conhecido como Parque Harmonia.

"O Acampamento Farroupilha é o maior evento alusivo à cultura tradicionalista gaúcha, para comemorar a Revolução Farroupilha. É realizado durante o mês de setembro, entre os dias 7 e 20. É composto por quase 400 piquetes, montados e organizados por grupos tradicionalistas, empresas e agremiações diversas de Porto Alegre, onde se cultivam os hábitos da tradição gaúcha". (Wikipédia).

IMG-20220919-WA0055.jpg
IMG-20220915-WA0082.jpg
IMG-20220915-WA0128.jpg

19 DE SETEMBRO DE 2022. DIA DO EDUCADOR SOCIAL. ESSA É A NOSSA EQUIPE, QUE AMA O QUE FAZ.

2.png
3.png
4.png
5.png
6.png
7.png
8.png

15 DE SETEMBRO DE 2022. DOAÇÃO DAS LOJAS LINA.

Nesta semana recebemos das Lojas Linna uma rica e linda doação de material de festa, decoração e artesanato. Produtos exclusivos e artísticos que serão muito bem utilizados por nossos educandos.

Logo eles estarão desenvolvendo seus talentos, produzindo arte e multiplicando habilidades profissionais.

Desde 1992 as Lojas Linna comercializa artigos de artesanato e também decoração de festas. São 5 lojas em Porto Alegre e duas na região metropolitana. .

IMG-20220915-WA0098.jpg
IMG-20220915-WA0099.jpg
IMG-20220915-WA0103.jpg

06 DE SETEMBRO DE 2022. DESAFIO DE PARÓDIAS.

O encerramento do mês de agosto foi com apresentações de paródias com o tema "Cuidados com o corpo e higiene".

Os grupos da manhã e tarde foram orientados pelo educador Mauricio Alves.

Paródia é um recurso didático que ajuda muito na memorização do conteúdo, e desperta consciência crítica sobre o assunto que aborda.

Além de aprender e reforçar conteúdos, todos se divertiram muito com os resultados apresentados, que narravam o cotidiano dos educandos e educadores na Afaso.

IMG-20220908-WA0044.jpg
20220906_154943.jpg
IMG-20220908-WA0047.jpg

01 DE SETEMBRO DE 2022. VISITA À CASA DE CULTURA HIP HOP DE ESTEIO.

Mês de setembro começa muito incrível com a visita à Casa de Cultura Hip Hop, no município de Esteio/RS. A Casa é um espaço independente que trabalha com a cultura Hip Hop desde 2017. Ali acontecem aulas de dança, grafite, oficina de Dj, MC, além do shows e atividades culturais voltadas para todos os públicos. Educandos e educandas de diferentes turmas da AFASO tiveram contato com a turma de grafite além de participar de uma visita guiada pelo artista, escritor e MC Rafa Rafuagi. Depois de conhecerem a casa os jovens se apresentaram com um repertório de samba de roda, samba afro do ile, ijexá, samba reggae e maracatu de baque virado.  Para conhecer mais sobre a Casa de Cultura HIP HOP, visite https://pt-br.facebook.com/cchesteio/ .

IMG-20220901-WA0090.jpg
IMG-20220901-WA0095.jpg
IMG-20220901-WA0098.jpg
IMG-20220901-WA0083.jpg

01 DE SETEMBRO DE 2022. OFICINA DE INFORMÁTICA MIRA PREPARAR PARA O MUNDO CORPORATIVO.

Os adolescentes do Trabalho Educativo aprendem a usar o Google Planilhas, um aplicativo baseado em nuvem que permite criar e formatar planilhas e trabalhar com outras pessoas de forma colaborativa.  Planilhas são imprescindíveis no ambiente corporativo pois são usadas para elaborar orçamentos financeiros, listas para gestão de tarefas com seus devidos prazos, quadros de horários, enfim, possuem diversas utilidades. A atividade faz parte das estratégia adotadas na formação dos adolescentes com objetivo de elevar o aprendizado dos jovens e prepara-los para o mercado de trabalho. A oficina de Informática é ministrada pela educadora Marjana Monticelli.

IMG-20220901-WA0079.jpg
IMG-20220901-WA0077.jpg
IMG-20220901-WA0080.jpg

26 DE AGOSTO DE 2022. AFASO FEST COM OS GRUPOS DO TRABALHO EDUCATIVO.

Dia 26 aconteceu a 2ª edição do AFASO FEST para as turmas do TE. Os adolescentes puderam convidar uma pessoa especial, alguém que consideram da família. Alguns convidaram a mãe, outros o pai, amigos, irmãos, namorados, namoradas.

No início da festa, todos passaram por atividades de acolhimento, as famílias puderam vivenciar uma parte da rotina dos adolescentes.

No segundo momento foi a vez de apreciar a atividade realizada com a educadora Nalu Faria. Através da exposição de máscaras elaboradas pelos educandos foi possível questionar os influencier dos jovens: Quem influencia sua vida? Quem é o seu influencier?

A nossa Grande Família esteve presente e convidou todos para uma balada. A Vovó representou toda a família e quebrou tudo na social ... Por último realizamos uma confraternização, prestigiando o lanche maravilhoso que a Patricia Souza Lima preparou com o carinho de sempre, e os picolés produzidos foram finalmente distribuídos entre todos.

 

IMG-20220826-WA0036.jpg
IMG-20220829-WA0056.jpg
IMG-20220829-WA0051.jpg
IMG-20220829-WA0068.jpg

23 DE AGOSTO DE 2022. DELICIOSA PRODUÇÃO DE PICOLÉS.

Afaso Fest do Trabalho Educativo se aproximando e os preparativos envolvem ensaios, organização dos ambientes, montagem das instalações artísticas, escolha de músicas para as coreografias e uma deliciosa oficina para produção de picolés de biscoitos, que serão distribuídos no dia do Afaso Fest. Essa receita campeã conquista a todos.

 

IMG_20220823_164450_177.jpg
IMG-20220823-WA0028.jpg
IMG-20220823-WA0026.jpg